Assim como em outros setores, a tecnologia na saúde está em constante evolução, principalmente, após a pandemia da Covid-19. As inovações são extremamente promissoras e benéficas para a sociedade.
Mas para que os bons resultados continuem surgindo, é necessário soluções tecnológicas a altura, que processem e armazenem grandes volumes de informações. Como é o caso do data center que faz tudo isso de forma ágil e constante.
Somente com uma infraestrutura deste porte, é possível que as atividades do setor, como atendimentos, consultas, exames, cirurgias e muito mais, possam seguir sem interrupções, cada vez mais melhores e seguras.
Para que você entenda um pouco mais sobre a importância da tecnologia dos data centers para a saúde, continue lendo o blog e esclareça todas as suas dúvidas. Boa leitura!
A tecnologia na saúde
Com conceito amplo e multidisciplinar, a saúde digital surgiu após a união entre tecnologia e saúde. Isso pode ser observado na implantação de software, hardware e prestação de serviços personalizados na área.
Além disso, todas essas transformações criaram um novo método de sistema de saúde, no qual otimiza o tempo, aumenta a precisão e eficiência de custos para tratar doenças, diminui os riscos a vida e promove o bem-estar.
A junção entre saúde e tecnologia é imprescindível para a nossa evolução, enquanto uma cria demandas, a outra se reinventa todos os dias.
A digitalização desse setor se dá na utilização de softwares de gestão (de pessoas ou administrativa), teleconsultas, saúde móvel, aparelhos de exames, desenvolvimento de medicamentos e vacinas, entre outros.
Segundo o levantamento feito pela Vantage Market Research, o mercado de saúde digital está ganhando um enorme potencial em todo o mundo devido à crescente adoção de smartphones em clínicas, hospitais e consultórios. Assim, a inteligência artificial também promete grandes avanços nesse setor.
A OMS (Organização Mundial da Saúde), diz que os aparelhos digitais estão proporcionando aos provedores uma visão geral da saúde dos pacientes e esses, por sua vez, conseguem ter um controle maior sobre resultados médicos, além de receberem um atendimento mais eficiente.
Benefícios da tecnologia na saúde
Além de fortalecer o vínculo entre profissionais/médicos e pacientes/clientes, a tecnologia oferece os seguintes benefícios ao setor da saúde:
- Gestão de qualidade;
- Diagnósticos mais precisos;
- Controle financeiro;
- Avaliação de recursos;
- Evitar erros;
- Padronização dos procedimentos;
- Integração das informações;
- Monitoramento de estoque a fim de evitar desperdícios ou falta de materiais;
- Precisão nas técnicas cirúrgicas;
- Prevenção em foco.
Dados gerados pela saúde
So gerados milhões de dados na saúde, esse serviço é fundamental para a sobrevivência humana. As informações estão relacionadas a resultados de exames, estado de saúde de cada paciente, registros de nascimentos, causas de morte, questões administrativas e muito mais.
Veja alguns tipos de dados mais comuns:
- Pesquisas de saúde: as organizações de saúde avaliam os riscos por meio de estudos, os dados são utilizados para avaliar riscos, informar a população e desenvolver novas práticas e políticas.
- Registros de pacientes/doenças: dados e resultados clínicos de um grupo de pacientes que têm o mesmo diagnóstico.
- Dados de ensaios clínicos: segundo a Anvisa é um estudo sistemático de medicamentos em voluntários humanos que seguem as diretrizes do método científico. O objetivo é descobrir ou confirmar os efeitos e/ou identificar as reações adversas ao produto investigado e/ou estudar a farmacocinética dos ingredientes ativos, de forma a determinar sua eficácia e segurança, ou seja, só se podem demonstrar eficácia e segurança por meio de ensaios clínicos controlados.
- Dados de sinistros: relação entre o número de procedimentos acessados pelo beneficiário e o valor pago pela empresa para o plano de saúde, por exemplo.
- PACS (Picture Archiving and Communication System): sistema de armazenamento de imagens e de comunicação para clínicas que fazem diagnóstico por imagem, no qual pode ser acessado por médicos e pessoas autorizadas a qualquer momento.
- EHR (Registros Eletrônicos de Saúde): registro de dados do paciente feito eletronicamente e em tempo real. Informações como histórico de saúde, podem ser acessadas maneira instantânea, otimizando o tempo e facilitando um diagnóstico.
Importância dos data centers para a saúde
Considerando todos os dados citados a cima, um dos grandes desafios do setor da saúde é armazenar o grande volume de informações de forma segura e que facilite o acesso a qualquer momento.
A falta de atenção e de dispositivos adequados para o gerenciamento e análise das informações de um hospital, por exemplo, podem causar sérios problemas, até mesmo a morte de um paciente.
Portanto, é extremamente necessário organizar e concentrar todos os dados em um único lugar, a fim de fazer com que a grande quantidade de números e palavras resultem em informações significativas para o bom funcionamento de todos os setores de uma instituição de saúde.
A infraestrutura de um data center é a solução tecnológica que permite tudo isso e muito mais. O equipamento foi criado justamente para armazenar, processar e disseminar dados e aplicações que são compartilhadas, diariamente pelas pessoas.
Os data centers são estruturados para continuar funcionando até mesmo em caso de desastres naturais, ou seja, são vitais para que o setor da saúde continue funcionando apesar de qualquer incidente.
Durante a pandemia, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações publicou uma Nota Pública de Salvo Conduto declarando que os serviços prestados por estes equipamentos foram e são essenciais. Além disso, o documento traz que o funcionamento deve ser resguardado mesmo face à adoção das medidas excepcionais de enfrentamento a COVID-19.
Com o passar dos anos, os data centers evoluíram. Passaram de estruturas fixas, comandadas por uma única pessoa, para modelos híbridos, ou seja, os gestores confiaram seus dados a empresas especialistas no assunto. Agora, as informações são gerenciadas em conjunto ou até mesmo apenas por estas organizações, seja por cloud públicas ou privadas.
Data center é a solução tecnológica na saúde
A tecnologia não vai parar de evoluir, em especial, na saúde e o resultado serão mais e mais dados para serem processados. É claro que cada segmento é livre para escolher como quer armazenar e operar os dados gerados, porém, não podemos negar que muitas dessas ferramentas já estão no limite da capacidade para atender a alta demanda.
Estas questões colocam ainda mais em evidência a necessidade de que o mais certo a se fazer é recorrer a um data center. Como exposto a cima, eles são os mecanismos mais preparados para executar a tarefa tão importante de gerenciamento e fluxo de dados.
Escolha uma empresa como a Constel Tecnologia e tenha a certeza de estar contratando um data center com infraestrutura moderna, alta disponibilidade. E por fim, backup dos dados e compliance (software licenciado junto aos fabricantes).
Gostou do blog? Compartilhe com seus amigos para que eles também possam saber mais sobre o mundo dos data centers e da tecnologia.