A pandemia da Covid-19 tomou conta no mundo e deixou evidente a importância da conectividade e mobilidade para as pessoas. Esses dois termos nunca foram tão valorizados pelas empresas que adotaram o modelo home office para dar continuidade aos seus negócios.
O isolamento social acabou acelerando o processo de implementação do trabalho no formato híbrido, logo, milhares de vídeos conferências, troca de e-mails, acesso a nuvem ganharam espaço na internet. Isso tudo só foi e é possível graças a conectividade e a mobilidade.
Do decorrer deste blog, vamos falar um pouco sobre este assunto, explicando o que é, a importância nesse período, as vantagens de se investir, além das lições que ficaram para o futuro não só das organizações, mas de toda a sociedade.
O que é conectividade e mobilidade na tecnologia
Antes de tudo, é preciso explicar o que é conectividade e mobilidade dentro do cenário da tecnologia. Sim, esses dois termos estão totalmente ligados no que se refere a internet, redes, computadores, dispositivos móveis, entre outros. Por isso, a seguir você vai entender o conceito de cada um.
Conectividade
De acordo com o dicionário Priberam, conectividade é a propriedade ou capacidade que um computador ou um sistema tem de se conectar a outros dispositivos. Ou seja, é a troca de informações e/ou dados através de uma rede, no qual também permite a operação dos mesmos. Lembrando que tudo isso só é possível por meio de uma conexão com a internet.
Além do conceito técnico, a conectividade pode ser relacionada não só a máquinas, mas também as pessoas como, por exemplo, na troca de experiências, no relacionamento social, em comportamentos, entre outros.
Dentro das empresas, a conectividade proporciona aos funcionários a criação de um ambiente virtual seguro, no qual conta com dispositivos e sistemas modernos, resultando no aumento da produtividade dos negócios, mesmo durante a uma pandemia.
Mobilidade
Seguindo o mesmo padrão para a definição, o dicionário Priberam diz que mobilidade é a qualidade e/ou característica daquilo que é móvel. O termo é muito relacionado ao transporte, porém, com o avanço da tecnologia, acabamos tendo outra percepção sobre o seu conceito.
Estamos falando de ferramentas que permitem a comunicação e troca de dados, ou seja, mobilidade está relacionada ao uso de celulares, tablets, notebooks, entre outros. Nas organizações, o termo pode ser visto quando o sistema de gestão é adaptado a alguma tecnologia mobile.
Importância de cada uma durante a pandemia
Agora que já explicamos o que é conectividade e mobilidade, vamos falar sobre a importância delas durante a pandemia, afinal, uma das coisas que ela fez foi mudar costumes, principalmente, na gestão de empresas.
Segundo a Pesquisa Gestão de Pessoas na Crise covid-19 feita pela FIA (Fundação Instituto de Administração), 46% das empresas brasileiras adotaram o trabalho home office durante a pandemia, algumas continuam no mesmo formato há dois anos.
Diante disso, podemos destacar mais uma vez que a conectividade e a mobilidade são essenciais para que as pessoas possam trabalhar ou estudar de qualquer lugar, acessando sem problemas qualquer informação que quiserem.
Estamos em mundo totalmente conectado, por isso, a adesão pela conectividade e mobilidade dentro das empresas deve ser vista como um investimento, melhorando o fluxo de trabalho e o atendimento aos clientes. Na pandemia isso ficou muito evidente não só pelo home office, mas também por serviços de compra e venda pela internet.
Algumas vantagens que a conectividade e a mobilidade proporcionaram para as empresas durante a pandemia:
- Não existe limite geográfico;
- Acesso em tempo hábil às informações;
- Se mantiveram competitivas no mercado;
- Otimização de tempo;
- Produtividade com qualidade;
- Atualizações podem ser feitas a qualquer momento.
Por que investir em conectividade e mobilidade
Segundo a Agência Brasil, uma pesquisa promovida pelo Comitê Gestor da Internet do Brasil, em 2020 – ano em que a pandemia começou – o país chegou à marca de 152 milhões de usuários de internet, ou seja, 81% da população com mais de 10 anos possui conexão em casa.
Mas o que isso tem a ver com as empresas investindo em conectividade e mobilidade? A gente responde: tudo! O dado mostra mais uma vez o poder que o mundo digital tem e que todas as pessoas e setores estão envolvidos nisso, desde o fornecedor até o cliente ou do funcionário até o patrão.
O exemplo é simples: o administrador da empresa está com Covid-19 ou com o filho doente e não pode ir até a empresa, consegue fazer suas atividades tranquilamente em casa graças a internet, sem levar riscos aos colegas e nem se prejudicar no trabalho.
Conectividade e mobilidade com segurança
Falamos bastante nas vantagens de se investir em conectividade e mobilidade, mas um item importante a ser considerado é que isso deve ser feito de forma segura. Em tempos de pandemia, cresceram os números de vazamentos de informações e isso gera um alerta para o compartilhamento de dados.
Algumas precauções podem ser feitas para evitar a dor de cabeça, como ter o cuidado de colocar senhas nos dispostos móveis, em sistemas de gestão, aplicativos, não compartilhar dados com pessoas que não sejam do ciclo da empresa e ativar a verificação em duas etapas de e-mails e redes sociais.
Outra alternativa para que as empresas tenham seus dados protegidos é investir em um serviço especializado em conectividade e mobilidade. Ele vai te oferecer:
- Disponibilidade da informação para sua equipe e seus clientes;
- Agilidade na tomada de decisões;
- Comunicação rápida e segura;
- Alto índice de confiabilidade nos serviços;
- Acesso a nuvem.
Aprendizado para o futuro
Mesmo que de certa forma o cenário pandêmico atual esteja muito melhor, a sociedade pode tirar diversas lições dos momentos mais críticos. Todos os setores tiveram que se reinventar de alguma forma e a internet estava lá para ser base.
Portanto, pesquisas apontam que a conectividade e mobilidade são de extrema necessidade para as empresas. Afinal, foram elas que mantiveram empregos e, consequentemente, ajudaram a evitar uma queda maior na economia.
A pandemia deixou mais evidente que o futuro é digital, que os dados e informações podem estar na palma das mãos, que o trabalho pode ser feito de casa. Com a conectividade e mobilidade, as empresas podem se manter atualizadas no mercado e garantir bons resultados.
Gostou do blog? Compartilhe com seus amigos!