A tecnologia no agronegócio chegou para ficar. Os benefícios desta união são diversos, ainda mais para o Brasil, no qual segundo o Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), o setor alcançou participação de 27,4% no PIB (Produto Interno Bruto) em 2021.
É praticamente impossível pensar no agro sem tecnologia, afinal, ela é responsável pela automatização dos processos de uma fazenda, no monitoramento da lavoura ou rebanho, no armazenamento de informações sobre o plantio e a colheita, entre tantas outras demandas do campo.
De acordo com a CBAP (Comissão Brasileira de Agricultura de Precisão), 67% das propriedades rurais brasileiras já utilizam algum tipo de tecnologia. Isso mostra que para continuar acompanhando a alta demanda por alimentos, por exemplo, o homem do campo está se preparando tecnologicamente.
Ao longo do blog, vamos falar sobre a importância e os benefícios da tecnologia para o agronegócio, além de mostrar como isso é aplicado na gestão das fazendas. Boa leitura!
A importância da tecnologia no agronegócio
A importância da tecnologia no agronegócio é imensurável, pois se antes a produtividade era algo restrito as grandes propriedades, atualmente passou a ser uma realidade de todos os pequenos e médios produtores rurais também.
Isso porque, graças a modernização, não é mais preciso áreas extensas de plantio ou de pasto para crescer no setor.
O processo das produções agrícolas e agropecuárias mudaram e muito com a implementação das inovações. Uma colheita ou até mesmo a vacinação de um rebanho que antes levava dias, hoje, acontece rapidamente e com mais facilidade. Atualmente, é possível gerenciar todas as partes de uma fazenda apenas por um celular ou computador.
O valor da tecnologia dentro do campo ficou ainda mais evidente após a pandemia da COVID-19, uma vez que diferente dos outros mercados, o agronegócio não parou, resultado da sua forte ligação com as novas técnicas de trabalho.
Fazendas, chácaras ou sítios que utilizam tecnologia no dia a dia já são consideradas empresas rurais e assim como os outros negócios, precisam de um bom gerenciamento, principalmente, dos processos internos. Para isso, existem softwares de gestão que controlam desde a logística de compra e venda de insumos até o turno dos funcionários, por exemplo.
Benefícios da tecnologia para o agronegócio
Considerando a importância de toda essa evolução para o agro, podemos destacar também os benefícios da tecnologia para o agronegócio. Como já dito anteriormente, já existem muitas propriedades rurais gerenciadas com ferramentas e aparelhos inovadores. Algumas são monitoradas de forma 100% remota, ou seja, o produtor não precisa estar fisicamente no local.
Além disso tudo, podemos pontuar as seguintes vantagens:
- Maior produtividade, independente do tipo e do que cultiva/cria;
- Controle de insumos para não ter desperdícios;
- Gerenciamento da empresa rural com qualidade;
- Redução de custos;
- Novas oportunidades de trabalho, como a exportação;
- Melhorar a qualidade dos produtos;
- Possibilidade de novos investimentos (já que terá economia);
- Maior segurança durante o transporte das cargas;
- Redução de impactos causados na natureza: sustentabilidade.
Tipos de tecnologia
Quando falamos de tecnologia no campo, não estamos se referindo apenas aos modernos maquinários agrícolas e seus sistemas cada vez mais atualizados e dinâmicos.
Portanto, podemos citar mais algumas tecnologias que estão facilitando o trabalho no campo:
Conectividade e mobilidade
A tecnologia Mobile chegou para mudar a transmissão de dados de todos os setores de produção, inclusive do agronegócio. Seja via satélite ou pela internet, com ela é possível trabalhar de forma muito mais assertiva, realizando monitoramentos em tempo real, recebendo suporte de especialistas sem a necessidade de estarem fisicamente na lavoura e ter otimização de tempo.
A chegada da internet 5G também promete revolucionar o processo produtivo com uma velocidade de conexão e transmissão de informações mais rápidas. Sensores, drones e alarmes são outros tipos equipamentos que fazem parte dessa mobilidade e conectividade.
Os dois primeiros são responsáveis por captar imagens e identificar problemas, o que gera avisos que são enviados ao produtor. A partir disso é possível analisar as situações como pragas nas lavouras, questões do solo (umidade extrema ou a falta dela), detecção de anomalias, entre outras.
Softwares especializados
Existem softwares para controle de gastos, contabilidade do agronegócio, comandar as máquinas, gerenciar os produtos e a entrega deles, entre outros. Tudo isso gera um alto volume de dados, mas graças aos data centers e ao sistema em nuvem, todos eles podem ficar armazenados e seguros.
Essa tecnologia no agronegócio caminha com a de conectividade e mobilidade, uma vez que será possível acessar todas as informações da fazenda, por exemplo, de qualquer lugar e a qualquer hora.
Em conjunto com essas ferramentas, existe a tecnologia de Disaster Recovery, um serviço que garante a proteção de seus dados mesmo em caso de desastres naturais ou não. Com ele, o produtor rural pode ficar tranquilo em saber que todo o seu trabalho estará protegido e sem interrupções.
O agronegócio é tech!
Considerando tudo o que listamos a cima, agora você já sabe os benefícios da tecnologia para o agronegócio. Essa fusão entre os dois é irreversível e tende a evoluir muito mais.
Dessa forma, a tecnologia está em tudo, na gestão interna e externa das propriedades rurais. Elas estão produzindo mais e melhor com as constantes inovações do setor. O campo está conectado e protegido, o Agro é tech!
Gostou do blog? Compartilhe com mais pessoas!