Metaverso é o assunto mais comentando dos últimos tempos no mundo. Essa tecnologia divide opiniões de especialistas e até mesmo das pessoas mais leigas sobre o conteúdo.
A verdade é que mesmo parecendo algo novo, o metaverso já é um termo bastante conhecido. A diferença é que agora, ele será algo muito mais realista e tecnológico.
Para entender mais sobre esse assunto preparamos este blog para explicar qual será a importância dos Data Centers para essa novidade, considerando que a geração de dados, com certeza, triplicará a cada ano e a necessidade de mais armazenamento e segurança deverá seguir o mesmo rumo.
Antes de tudo, desejamos uma ótima leitura!
O que é Metaverso?
Para começar, vamos te explicar o que é metaverso, termo que já é conhecido desde 1992, quando foi citado pela primeira vez no livro Snow Crash, de Neal Stephenson.
De lá para cá, a definição de metaverso já sofreu muitas evoluções, mas de modo geral, ele significa um ambiente virtual, no qual é possível interagir com outras ferramentas e usuários. Atualmente, um exemplo simples de metaverso são os vídeos games.
De acordo com o Portal Canaltech, há dois anos o jogo Fortnite exibiu dois grandes concertos musicais com a participação de 10,7 milhões de usuários online simultaneamente. O principal deles foi o show Astronomical, do rapper Travis Scott, realizado em 2020.
Você deve estar se perguntando: mas então, o que há de tão diferente agora? E a resposta é muito simples, os equipamentos de realidade imersiva. Ou seja, os óculos e demais acessórios que são colocados nas pessoas, para que a experiência de estar em um mundo virtual seja ainda mais realista.
Mais do que apenas jogar, as pessoas poderão se encontrar com as outras e interagir de várias formas. Além disso, será possível comprar, fazer negócios, se relacionar, entre outras coisas que fazemos na vida real.
Exemplo
Um exemplo um pouco estranho, mas que vai te ajudar a entender melhor a diferença do que vivemos hoje e do que será o metaverso do futuro. Imagine que você quer aprender a jogar tênis de mesa e o melhor professor para te ensinar está do outro lado do mundo. Ao invés de se deslocar até lá, será possível aprender através de um holograma, por exemplo.
Resumindo, o metaverso do futuro será um lugar digital, no qual terá tudo o que pudermos imaginar e ser. Nele, os sentidos de toque, som e visão também existirão para deixar tudo ainda mais conectado. Elementos físicos e digitais se completarão.
Metaverso e os Data Centers
É claro que ainda é preciso evoluir – e muito – para que todo esse mundo tecnológico do metaverso aconteça de fato, mas já dá para ter ideia da grande quantidade de dados que serão gerados e que será necessário ferramentas com maior capacidade para armazená-los com segurança.
Com a chegada da internet 5G, a geração de dados será potencializada. Uma pesquisa feita pela IDC (International Data Corporation) revelou que este crescimento será mais rápido do que a capacidade de armazenamento. A expectativa é de que a média anual até 2025 seja de 23%.
Diante de todo esse avanço, sem dúvidas, os Data Centers são os melhores equipamentos para comportar grandes volumes de informações. Afinal, são estruturas construídas com o objetivo de armazenar e processar dados 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem nenhuma interrupção, até mesmo em casos de desastres naturais.
O metaverso vai contribuir em grande parte deste crescimento de dados, uma vez que será necessário a aplicação de mais tecnologias que geram, consomem e armazenam informações. São mais câmeras, sensores, centenas de dispositivos que estarão conectados em tempo real.
Como resultado, para que tudo funcione tranquilamente é preciso uma infraestrutura tecnológica com capacidade computacional para suportar imagens 3D, textos, “marketplaces”, comunicação entre os usuários, etc.
A viabilização disso tudo é possível com a infraestrutura completa de redes dos Data Centers. A conectividade, constituída por suas três características (largura de banda, latência e confiabilidade) será a peça chave para que o metaverso vire realidade.
Sabemos que as ferramentas facilitadoras do metaverso precisam de melhorias. Afinal, ele vai muito além das programações de jogos e aplicativos comuns que usamos.
Tudo isso só deixa mais em evidencia que será necessário modernizar os Data Centers, para que eles sejam capazes de suportar todo o tráfego de dados estimado.
O começo de uma nova era
Não podemos mais falar do futuro sem pensar no metaverso.
uma inovação que está chegando aos poucos e mesmo assim, já mostrou que veio para ficar.
Um conjunto de experiências únicas e personalizadas, no qual grandes empresas como a Microsoft, Epic Games, Meta, Nike, Nvidia, entre outras, já estão investindo.
Podemos concluir que o metaverso será o futuro da internet, onde redes sociais, jogos e demais dispositivos estarão conectados simultaneamente.
E como colocamos acima, os Data Centers, com sua grande capacidade computacional serão os provedores da tecnologia.
Como uma empresa especializada no assunto, buscando sempre inovar e aprimorar sua infraestrutura de Data Centers, a Constel Tecnologia, segue acompanhando o desenvolvimento do metaverso. Assim, está disposta a proporcionar um serviço de alta qualidade, escalável e totalmente seguro.