A utilização de dispositivos móveis como ferramenta de trabalho nas empresas se tornou um fator essencial nos dias atuais. Mas quais os benefícios que essa estratégia garante ao seu negócio?
Durante muito tempo as atividades empresariais eram realizadas em máquinas conservadas exclusivamente dentro do ambiente empresarial. Este fato acabava comprometendo uma parcela significativa da produtividade, pois diversos funcionário e até mesmo gestores dependiam do acesso físico para a execução das funções.
Por meio dos desenvolvimentos tecnológicos, atualmente diversas empresas optam por implementar uma abordagem moderna que gere benefícios, como por exemplo os dispositivos móveis. Eles permitem que os colaboradores executem suas funções através dos aparelhos móveis. Sendo um ponto positivo na produtividade e autonomia da equipe, uma vez que há possibilidade de deslocamento do sistema.
Contudo, para que a utilização dessa métrica seja assertiva é necessária que algumas medidas sejam tomadas. Como o gerenciamento dos dispositivos móveis, já que ao aderir esta estratégia você estará otimizando os processos da sua empresa em busca de mais lucratividade.
Portanto, sem dúvidas, é essencial que você, seja gestor ou funcionário de TI, entenda os conceitos dessa ferramenta, já que ela é indispensável para a sua empresa. Continue conosco está leitura e saiba o porquê!
Para que serve o gerenciamento de dispositivos móveis?
Contar com o gerenciamento de dispositivos móveis ou também conhecido como MDM (Mobile Device Management) consiste em uma maneira de garantir segurança dos arquivos presentes nos dispositivos da sua empresa. Como por exemplo: Notebooks, smartphones, tablets, entre outros…
Além disso, este recurso acrescenta benefícios em sua infraestrutura. Como o auxilio no controle de pacotes de dados, economia de bateria, relatório de rendimento, a fim de tornar a execução das atividades mais simples e ágeis.
Por isso, este software é tão importante em seu estabelecimento, já que dispõem de uma boa distribuição de informações, por meio do controle de fluxo de dados e monitoramento entre os dispositivos.
Qual o critério para implementar o gerenciamento de dispositivos móveis em sua empresa
O critério para aderir o serviço de MDM em seu negócio irá partir das necessidades que sua empresa apresenta. Isso porque, cada corporação conta com aparelhos e gestões de dados diferentes.
Por conta disso, cabe o gestor ou equipe de TI entender qual gerenciador irá sanar as suas necessidades. Depois desta observação, você irá em busca de encontrar um software que entregue o máximo de benefícios para a sua empresa.
Como contar com o MDM em seu negócio?
Esta métrica necessita de alguns passos para ser implementada de maneira assertiva em seu negócio. Separamos as 3 principais dicas de como deve ser realizado o processo de escolha e implementação de um gerenciado de dispositivo móvel. Confira abaixo:
Organização
O primeiro passo para dar início a implementação do gerenciados de dispositivos móveis, é realizar um plano estratégico. Pois, esse servirá de parâmetro para a utilização da ferramenta.
Uma dica para que você saiba por onde iniciar este processo, é desenvolvendo um inventário dos aparelhos, local de utilização e os responsáveis por eles. Este inventário irá te auxiliar na identificação de quantos equipamentos, quais as funções cada dispositivo realiza e quem são os profissionais por trás dessas tarefas.
Avalie as plataformas
Para compreender melhor o funcionamento do software, é preciso que você avalie alguns elementos principais, como a adequação do produto com a necessidade do seu negócio e a distribuição e suporte do programa.
Alie a nuvem
Pelo fato da cloud computing estar ativa constantemente, ao aliar o software a ela, você resulta ao seu negócio, mais segurança, agilidade e menos danos ao seu sistema e aparelhos.
Por exemplo, na necessidade de uma intervenção para atualização de algum sistema ou aparelho. Esta poderá ser realizada fora do horário comercial, sem comprometer a produtividade da equipe.
Quais os benefícios que um gerenciado de dispositivo móvel oferece?
Sem dúvidas, implementar a estratégia de MDM em seu negócio irá gerar diversos benefícios, como por exemplo a segurança. Atualmente, é crescente o número de ataques digitais e deixar sua empresa em situação de vulnerabilidade pode resultar em um preço muito alto. Deste modo, o gerenciador servirá como um minimizador de riscos.
A possibilidade de exercer a função mesmo fora do ambiente de trabalho, é outro benefício bastante evidente da MDM. Uma vez que há essa otimização no serviço é notório o aumento de produtividade da sua equipe.
O gerenciamento remoto é outro ponto positivo que o MDM alia ao seu negócio. Isso porque, além de otimizar a sua gestão ele oferece mais tempo e produtividade, já que é possível realizar atualizações e até mesmo ações por meio do monitoramento a distância.
Sua empresa corre riscos sem o MDM!
Ao não aderir à está estratégia seu negócio está automaticamente abrindo uma brecha na proteção das informações acessadas pelos usuários. Pois, essa atitude pode resultar na utilização errada dos equipamentos, como por exemplo, quando o colaborador usa seu próprio dispositivo para realizar as atividades. Esta ação mesmo que parece inofensiva, pode gerar danos irreversíveis a empresa, como ataques de vírus, malwares, ou até mesmo informações vazadas.
O gerenciamento dos dispositivos móveis vale a pena?
Evidentemente após toda essa análise realizada, notamos que a implementação dessa ferramenta não só vale a pena, como é necessária para o seu negócio, já que seus benefícios vão desde a produtividade até a melhora na segurança dos dados.
Por tanto, nos diga o que achou dessas dicas! Você já contava com o MDM? Se não, se interessou em implementar o gerenciamento de aparelhos móveis em sua empresa? Fale conosco e saiba mais sobre os benefícios dessa estratégia.